O que é Cânhamo?

O cânhamo ou cânhamo industrial pode ser definido como a planta de Cannabis sativa em que a concentração de tetrahidrocanabinol (THC) das suas flores e folhas não seja superior ao nível máximo determinado pelas autoridades competentes de cada país.

Essa é a definição da Federação das Organizações Internacionais de Cânhamo e repare que ela não considera outras características botânicas ou agronômicas da planta, apenas sua concentração de THC, principal componente psicoativo da Cannabis. Simplificando: o cânhamo é qualquer tipo de Cannabis com baixos teores de THC nas flores.

Essas variedades da planta de Cannabis são cultivadas pela humanidade desde a antiguidade e até hoje têm uma série de aplicações industriais, incluindo a produção de têxteis, papel, alimentos e materiais de construção.

Como o cultivo de cânhamo tem um baixo consumo de água e pesticidas, os produtos biodegradáveis feitos com seus caules e sementes são considerados extremamente sustentáveis. Por causa desses atributos, seu mercado tem crescido globalmente.

No Brasil, o cânhamo é proibido porque o país nunca regulamentou um limite máximo de THC permitido nas plantas de Cannabis para autorizar seu cultivo para fins medicinais e industriais. O cultivo comercial de qualquer tipo de Cannabis é banido, independentemente de seu potencial para causar efeito entorpecente.

Gostou? Compartilhe

Veja também